Em pesquisa nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 28,6% das mulheres disseram ter sofrido violência verbal, física ou psicológica em um período de 12 meses.

O levantamento “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizado pelo Instituto Datafolha sob encomenda do Fórum Brasileiro de Segurança Pública por ocasião do dia 8 de março levantou informações sobre a percepção da violência contra a mulher e sobre a vitimização sofrida segundo os tipos de agressão, o perfil da vítima e as atitudes tomadas frente à violência.

Clique aqui e baixe a apresentação completa.

Entre os dias 11 e 17 de fevereiro de 2017, foram entrevistadas 2.073 pessoas, sendo 1.051 mulheres. Destas, 833 aceitaram responder ao módulo de autopreenchimento a respeito de vitimização e assédio.

A pesquisa mostra ainda que mais mulheres pretas (32%) e pardas (31%) relataram violência nos últimos 12 meses que as brancas (25%). Considerando o assédio, por exemplo, enquanto 35% das mulheres brancas relataram terem sido alvo de comentários desrespeitosos, 89% das mulheres negras sofreram esse tipo de violência.

 

DENUNCIE

Em casos de suspeita de violência ou em situação de violação de direitos com um ou mais membros de uma família (como idosos, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua), faça sua denúncia pelos canais:

Disque 100 Utilize este canal para denunciar violações de direitos humanos

Ligue 180 Canal exclusivo para atendimentos de casos de violência contra a mulher