Iniciativa do CEDECA Interlagos em parceria com a Kindernothilfe (KNH – Brasil), o RUAS – Resistência Urbana e Atitude Social é um projeto de educação e cultura que parte do eixo de Mobilização da organização e pretende enfrentar a violência comunitária, criando espaços de organização coletiva e investindo na formação de grupos de jovens, adolescentes e crianças. A proposta central do RUAS é contribuir para que elas e eles discutam a realidade local e proponham ações de intervenção social em conjunto com outros bairros e parceiras/os.

Atualmente, o Projeto RUAS está inserido em comunidades do Extremo Sul de São Paulo: Jardim Tangará, EE Loteamento Gaivotas III, Jardim da União,Cantinho do Céu e Marsilac. Durante o primeiro semestre de 2017, a turma do Jardim Tangará fez um mapeamento do bairro. O resultado pode ser conferido no vídeo desse processo e, logo abaixo, no relato do educador Alan Zas.

“Durante o 1°semestre de 2017, o Projeto RUAS/Tangará fez uma vivência de reconhecer sua comunidade, a partir dos nomes das ruas e travessas, do mapa do bairro e de caminhadas com conversas, comparações e identificação de características do local. As crianças puderam se ver, perceber e ampliar seus horizontes sobre seu lugar para além de seu cotidiano, além de experimentarem uma reflexão sobre sua identidade.”

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto RUAS.