Por Cristiane Rosa – Arte Educadora do Projeto RUAS, no CEDECA Interlagos – em atividade realizada com crianças no Jardim da União

Eu: Vocês sabem o que é a Redução da Maioridade Penal?

Crianças: NÃOOOOOOOOOO

Eu: Então vamos conversar

E la fomos nós tentar nos fazer ouvir com as crianças e pré-adolescentes do Jardim da União. Quando perguntamos se elas gostam da escola para debater o item 10 das 18 razões, todas disseram que não. Dois deles de 12 anos não estudam, mas por conta do abandono escolar e falta de vaga. Ambos são “donos de casa”, como eles mesmo se nomeiam.

“EDUCAR É MAIS EFICAZ QUE PRENDER” (10º Razão para não reduzir)

Aquelas crianças, mesmo algumas matriculadas e com freqüência escolar, AINDA são semi-analfabetas.  Um deles desistiu de ler porque simplesmente não sabe. Saiu da roda, preferiu sair correndo na bicicleta recém lavada.

Tinha criança que não queria comer o pão pra poder levar pra mãe.

Quando iniciei no Jardim da União, me deparei com crianças com destino dado. Olhava e pensava para alguém e pensava: “esse corpinho preto vai virar estatística”

Meu desejo hoje é que a estatística seja outra. A da juventude negra viva! A Redução da Maioridade Penal é só mais uma política bem pensada e racista para eliminar os nossos.