O que é o genocídio negro? E com o que ele está relacionado? Entre os dias 17 de outubro e 19 de novembro de 2017, o CEDECA Interlagos promoveu a quinta edição dos Encontros de Midiativismo com a participação de 15 adolescentes da região de Grajaú, Parelheiros e Marsilac.

Como mote central, participantes debateram os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), questões de gênero e o genocídio, com a participação de integrantes da coletiva Fala Guerreira, do Jardim Ibirapuera. E, como resultado desse processo, produziram o Zinão da Periferia e um áudio para falar sobre as “raízes do genocídio”.

Ouça o áudio abaixo:

Confira o zine abaixo ou baixe aqui:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Encontros

Desde 2013, o CEDECA Interlagos realiza encontros entre jovens e adolescentes da região da Capela do Socorro com a proposta de apropriação das ferramentas de mídia como forma de troca e difusão de informação, partindo da periferia para a periferia, rompendo com o que nos é vomitado pela mídia hegemônica, que constantemente enquadra suas/seus moradoras/es como “vagabundos” ou “bandidos” e assim justifica e naturaliza práticas genocidas por parte do Estado.

Os encontros de Midiativismo propõem a utilização da mídia como forma de subversão juntamente à proposta de ativismo, o que vai de encontro à reprodução sistemática. Portanto, utilizamos a mídia feita de nós para nós e seu potencial comunicativo e de mudança social, além de trabalhar a garantia de um direito fundamental e que por vezes passa em branco: o direito comunicação, acesso à informação e liberdade de expressão.

Para isso, utilizamos rádios comunitárias, jornais, grafite, stencil, redes virtuais e outros, sempre produzindo materiais que contemplem as demandas populares e de difusão entre agentes das periferias, servindo também como meio de articulação em prol das lutas e conquistas de direitos nas periferias.

Em 2017, os encontros foram realizados pelo eixo de Mobilização do CEDECA Interlagos com a participação do eixo de Comunicação, por meio do projeto CEDECA Comunica, contemplado com apoio da CESE.

Confira as fotos do processo:

Midiativismo 2017