Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Modalidade Circo Social

O QUE É?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na modalidade de Circo Social, adequado pela resolução COMAS–SP N°1057/2015 que altera a portaria 46/2010/SMADS, é um serviço de convivência municipalizado que compõe a rede de serviços da proteção básica. O serviço se caracteriza enquanto espaço de desenvolvimento de atividades para crianças e adolescentes, tendo por foco o incremento da arte circense, na ampliação da sociabilidade e prevenção de situações de risco pessoal e social, respeitando o direito ao convívio e o exercício de escolhas. Preocupa-se com a formação integral das crianças e adolescentes, trabalhando a criatividade, o lúdico, a arte educação, a cidadania. Deve, ainda, desenvolver ações socioeducativas com as famílias.

ONDE SE LOCALIZA

O Circo Social Grajaú esta localizado no distrito do Grajáu, próximo a Avenida Belmira Marins.

QUAL O SEU OBJETIVO

. Objetivo: Oferecer proteção social preventiva de situações de risco e vulnerabilidade, organizada em grupos heterogêneos a partir de interesses, demandas e potencialidades dos usuários, de modo a garantir aquisições progressivas por meio do desenvolvimento de competências, propiciando vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

COMO ATUAMOS? 

O CEDECA Interlagos  em suas ações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na modalidade: Circo Social, propõe lançar mão da Pedagogia da Educação Popular a partir da  metodologia participativa, que permite a atuação efetiva das crianças e dos adolescentes no processo socioeducativo sem considerá-los meros receptores, nos quais se depositam conhecimentos e informações, estimulando o protagonismo juvenil. No enfoque participativo valorizam-se os conhecimentos e experiências, envolvendo-os na discussão, identificação e busca de soluções para problemas que emergem de suas vidas cotidianas. A Educação Popular é caminho possível e um exercício que nos permite junto com as crianças e adolescentes produzir e se apropriar dos bens culturais. Esse processo de metodologia participativa possibilita troca de visões e de aprendizagens adquiridas das mais diversas formas, fortalece vínculos comunitários e contribui no processo de empoderamento das crianças e do adolescente à medida que potencializa as condições de participação dos mesmos nas atividades, na rotina e na construção coletiva da convivência no espaço.

error

Compartilhe o CEDECA Interlagos!